Organizando o Casamento em Pouco Tempo

em 2 de julho de 2018


Se você, assim como eu, não tem muito tempo para organizar o Grande Dia, tem algumas dicas que poderão ajudar bastante. No nosso caso, a organização do casamento está sendo feita no prazo de 3 meses. Isso é possível? Claro que é!!! Tudo depende da disposição e do planejamento.

Orçamento
O tempo para a organização do casamento não é tão relevante se você já tiver juntado um pouco de money para o seu dia, uma vez que o prazo do pagamento será diluído de acordo com a data. A maioria dos fornecedores exige que o pagamento seja feito até uma semana antes do casório. Falando em pagamento, faça todos os pagamentos até 15 dias antes do casamento, para que a semana do casório seja mais tranquila. 

Pagamentos
Sendo o pagamento à vista, peça desconto para os fornecedores! Eu e meu noivo conseguimos economizar bastante com isso. Faça uma planilha com todos os pagamentos para que você um pleno controle da situação. Muitas vezes nos empolgamos e uma estimativa dos gastos faz que voltemos para a realidade.

Planejamento
O tempo é curto, mas ainda é preciso planejar todos os detalhes possíveis. Crie um check-list do que precisa ser visto semana a semana até o casamento. Esse planejamento é fundamental para o bom andamento do casório.

Planejamento Financeiro para o Casamento

Documentos
Tenha atenção para os prazos! Vá a um cartório e veja o tempo necessário para trâmites do casamento civil e os documentos exigidos. Para casar na Igreja Católica é necessário fazer um curso de noivos e requisitar o batistério atualizado no local em que vocês foram batizados. 
Eu fui batizada em outro Estado, portanto tive que ligar para lá, pagar uma taxa e ainda estou aguardando a boa vontade da secretária postar o documento para mim. Enfim, tudo requer tempo.

O certificado do nosso Curso de Noivos 

Fornecedores
Como o tempo é bastante restrito, o foco deve ser voltado para aqueles fornecedores que são indispensáveis para o casamento. No nosso caso, seguimos essa ordem de contratação inicial: espaço para festa, buffet, decorador e fotógrafo. É claro que há muito mais gente envolvida no processo, mas contratamos esses na quinzena que marcamos a data  por os consideramos essenciais para o casamento.

Agilidade
Fizemos muitos orçamentos por telefone, e-mail e Whatsapp. Explicamos que era necessária uma certa rapidez para a realização dos orçamentos e fechamento dos contratos. Por isso, priorizamos os fornecedores que atenderam esse requisito. Ao escolhermos um fornecedor, já fomos encontrar com os mesmos para que os contratos fossem assinados.
Aproveito as horas vagas para colocar tudo em ordem. No nosso caso, o meu noivo trabalha em escala de 15x15 e, nos 15 dias de folga, ele consegue agilizar bastante coisa (por exemplo, a execução do convite foi toda feita por ele). 

Escolha da Data
A escolha do mês para um casamento organizado em pouco tempo é fundamental! Escolhemos agosto e neste mês há poucos casamentos, assim conseguimos fechar com os fornecedores que queríamos e o tudo fluiu muito bem. Tenha em mente que alguns meses são mais concorridos para casamentos (maio e setembro) e haverá mais dificuldade para resolver tudo dentro do prazo e vocês terão que abrir mão de fornecedores que estiverem com a agenda cheia. 

Tenha um plano B
Faça uma lista de pelos menos três fornecedores  de cada segmento que vocês queiram para o Grande Dia, pois caso um não possa atendê-los, ainda haverá outras alternativas.
Por exemplo, eu fiz uma lista com 6 fotógrafos, mas com a graça de Deus o primeiro da lista estava com a data disponível. Entretanto, caso ele não tivesse a data, já teríamos outras possibilidades e não entraríamos em desespero.

Mantenha a Calma
A tarefa de organizar um casamento com pouco tempo requer muito foco, agilidade e calma. Assim, é necessário ser prática e pensar em detalhes que possam ser realizados em curto prazo. Uma dica é não se prender em detalhes que lhe tomem muito tempo! Por exemplo, eu queria que as lembrancinhas fossem suculentas (que ainda iriam ser cultivadas), porém serão bem-casados em função da praticidade. 

Aceite a ajuda de todos
Caso vocês não sejam tão centralizadores como eu e meu noivo, delegue tarefas. Por exemplo, você pode pedir para as suas madrinhas pesquisarem as lembrancinhas, sua mãe pode fechar o salão de beleza e decidir a roupa das daminhas. 
Essa parte eu e meu noivo não conseguimos colocar em prática e resolvemos tudo praticamente sozinhos, pois gostamos de ter tudo sob controle e de preferência com muitas planilhas no Excel para que nada passe despercebido, rs. 

Aproveite! 
Mesmo que o tempo seja curto, procure curtir os preparativos. Essa fase está sendo uma delícia, eu e meu noivo estamos amando cada segundo de planejamento e execução do Nosso Grande Sonho. Não deixe o nervosismo e ansiedade atrapalharem esse momento único da vida de vocês!

Está organizando ou organizou o seu com casamento em pouco tempo? Conte a sua experiência nos comentários ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário