Quadro Negro para Imprimir - Como Fazer

em 9 de fevereiro de 2015



Já mostrei aqui no Noiva Plugada algumas inspirações com a utilização do quadro negro na decoração do casamento. Com base nesta ideia, trouxe um tutorial para vocês montarem um quadro neste estilo para ser usado no chá bar. Bora trabalhar?

Ah, quando a imagem ficar pronta, você poderá imprimi-la em papel comum ou fotográfico (prefira o fosco) e depois emoldurá-la. 

Fonte
Como queremos dar o efeito de quadro negro ao nosso trabalho, precisamos de fontes com estilo de giz. Para ficar ainda mais fácil para você elaborar o seu quadro, separei algumas fontes. Todas são gratuitas! Basta fazer o download (clique na da fonte escolhida), descompactar e salvar o arquivo da fonte na pasta Fontes (dentro do Painel de Controle). Se eu falei grego para você, clique aqui.



Imagem de Fundo

Seguem duas imagens de fundo que podem ser usadas nesse projeto. Todas as duas simulam a textura de um quadro de giz. 



Edição da Imagem

Você pode utilizar qualquer programa de edição para elaboração desse projeto! Pode ser Word, Power Point, Plublisher, Paint ou programas mais sofisticados como Photoshop ou CorelDraw. Neste caso, eu usei o Power Point por ser um projeto fácil de ser executado.

Dicas para quem for editar no Power Point: 
  • Na aba Design > Configurar Página, você pode alterar o tamanho do slide. Eu coloquei largura: 21 cm e altura: 15 cm. 
  • Na momento de Salvar clique em Salvar como > Formato JPEG. Assim, você poderá imprimir seu quadro em casa ou em uma gráfica

Em qualquer programa que você for utilizar, basta você selecionar a fonte desejada e criar caixas de texto posicionando-as onde você achar mais apropriado. Utiliza a imagem do quadro negro como fundo.


Fontes utilizadas (em ordem): School Book New, Chalk Hand, Drawing Practice. 

Arabesco


Para remover o fundo da imagem, basta seguir os seguintes passos no Power Point:  Formatar Imagem > Remover plano de fundo. 

Para que o arabesco fique branquinho: Formatar Imagem > Recolorir > Desbotado

Essas funções estão disponíveis a partir do pacote do Office 2010. Caso você tenha uma versão mais antiga do Office, não tem problema! Logo abaixo tem o link para você fazer o download do arabesco na cor branca e sem fundo (em PNG)! É só salvar e utilizar onde você quiser! 



Até mais! 

35 comentários:

  1. Muuuito bom. Fiz e deu super certo!!! Obg pelas dicas!!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Lize! Adorei saber que o passo a passo foi útil para você :D
      Eu que agradeço a sua presença aqui no Noiva Plugada!
      Beijocas

      Excluir
  2. Eu também fiz para o aniversário do meu filho! Ficou maravilhoso! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que o passo a passo contribuiu para deixar a festa de aniversário do seu filho ainda mais bonita! Super obrigada por ter partilhado a sua experiência aqui conosco. Seja sempre bem-vinda ao Noiva Plugada!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá!! Muito bom!! Tenho apenas uma dúvida. Criei a arte e fui a uma gráfica para imprimir... A impressão foi a laser e no papel couche, não ficou com esse efeito de quadro negro, ficou brilhoso e estranho... Teria alguma outra sugestão para imprimir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A impressão foi feita no papel couch com brilho ou sem brilho?

      Excluir
    2. Adorei a dica das fontes!!! Thanks!

      Excluir
  4. AMEEEEEEEEEEEEEEI!! Caso em 2018, porem como estamos reformando a casa que sim...FINALMENTE É NOSSA, ja estamos vendo formas de gastar menos! Trocamos convites em papel, por magnéticos ( amei porque infelizmente tem gnt que joga o convite fora :( ), e eu mesma estou tentando fazer as artes...olha...nunca vi 2018 dar tanto trabalho !!! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casamento da muuuuuuito trabalho mesmo, mas a sensação de "dever cumprido" no dia do seu casamento vai ser sensacional!Que máximo que vocês conseguiram a casinha de vocês!!!!
      Ah, eu gostei muito da ideia dos convites magnéticos, vou pesquisar a respeito para fazer um post aqui no blog para inspirar outras noivinhas :D

      Excluir
  5. Olá bom dia... que tipo de impressora vc usou?Laser ou jato? Qual papel que vc usou?

    ResponderExcluir
  6. Olá bom dia... que tipo de impressora vc usou?Laser ou jato? Qual papel que vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sibely! Neste projeto eu recomendo que você imprima em papel fotográfico fosco, sendo preferível que seja feito em um local especializado em revelação fotográfica.

      Excluir
  7. Tenho uma dúvida: estou querendo fazer para que seja um painel (cantinho de fotos) no meu casamento. Você sabeme dizer se interfere na resolução da imagem, dependendo do tamanho? Beijos e adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lyliam! O tamanho da imagem interfere na qualidade final sim. Qual o tamanho que você pretende fazer o seu Photo Booth?

      Excluir
    2. Me informei em uma gráfica e eles me disseram que o ideal é um arquivo com 300dpi. ;)

      Excluir
    3. e da p salvar 300dpi em power point?

      Excluir
    4. Infelizmente não. Você terá que usar algum programa de edição como Photoshop, CorelDraw

      Excluir
  8. Adorei a ideia, vou fazer! Quando estiver na gráfica peço pra imprimir em qual papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isadora! Fico super feliz por saber que você gostou do blog!
      Sugiro que você peça para imprimirem em papel com gramatura maior que 75g e que seja fosco. Beijokas

      Excluir
  9. Oie.. como faço para imprimir? Folha normal? Vou fazer o convite do meu noivado também de lousa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Ariana! Se você for imprimir o seu convite em casa, utilize papel Casca de Ovo 180g. Caso você queira investir um pouco mais, peça para revelarem seu convites em papel fotográfico fosco (tamanho 10x15 ou 15x21). Espero ter ajudado! Beijokas

      Excluir
  10. Meoooo, que top vc colocar isso aqui, não vou casar e não vou decorar casamentos, mas preciso fazer uma placa para meu pequeno negócio, e acho muito minha cara essas losas, me cobraram horrores para faze las e agora eu consegui fazer sozinhaaaaaaaaaaaaa, gratidão, gratidão!!!! aproveitando, vc sabe onde faço mais dowloads de arabescos ou elementos para eu enfeitar as losas? tipo moldura e etc...tudo de giz

    ResponderExcluir
  11. Meoooo, que top vc colocar isso aqui, não vou casar e não vou decorar casamentos, mas preciso fazer uma placa para meu pequeno negócio, e acho muito minha cara essas losas, me cobraram horrores para faze las e agora eu consegui fazer sozinhaaaaaaaaaaaaa, gratidão, gratidão!!!! aproveitando, vc sabe onde faço mais dowloads de arabescos ou elementos para eu enfeitar as losas? tipo moldura e etc...tudo de giz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, Thais! Fico super feliz por saber que a minha dica está sendo útil para você :D
      Na net você irá encontrar os desenhos em preto com o fundo branco. Para colocá-los no estilo de giz, você precisa abrir a imagem em algum programa de edição (Photoshop ou GIMP), remover o fundo (para que a imagem fique transparente), pintar o arabesco ou desenho escolhido de branco e salvar em PNG. Esse foi o procedimento que eu fiz no arabesco que está no post.
      Uma solução bem mais simples é ir ao site Dafont.com e baixar fontes que tenham desenhos e arabescos e colocá-los na cor branca dentro do seu projeto. (No site Dafont, acesse a categoria Dingbats>>Natureza e Dingbats>>Formas)
      www.dafont.com/pt/theme.php?cat=712r
      http://www.dafont.com/pt/theme.php?cat=710
      Nesse site você encontrará o paraíso no quesito arabescos, molduras e banners. :D
      Qualquer dúvida, é só falar! Beijokas

      Excluir
    2. Ah, depois me fala qual foi o resultado para eu não morrer de curiosidade, rsrs

      Excluir
    3. ok, vou começar...assim que eu acabar te mando para ver como ficou..muitíssimo obrigada mesmo!!!

      Excluir
  12. A moldura não ficará mt cara? Digo isso por conta de valores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia! É só comprar porta-retratos que ficará super em conta! Para isso, faça o seu projeto em tamanho 10x15 ou 15x21. Beijokassss

      Excluir
  13. Amei a dica, pois estava em dúvida do papel certo para dar efeito de quadro negro. Vou fazer em gráfica e gostaria de saber que cola devo usar para fixar na moldura que pretendo colocar.
    Parabéns pelo blog!
    Beijos😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Luiza! Que felicidade por saber que você gostou do blog. Você pode utilizar cola Cascorez do rótulo azul, essa não tem erro. Beijokasssss

      Excluir
  14. Moça você ajudou muito! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Olá , Tdo bem ?? Vou fazer a impressão em gráfica de um chalkboard de nascimento , mas n eh o quadro negro , eh um normal ! Gostaria de saber qual o melhor papel p impressão .. vou por em um quadro !! Obrigada .. amei o blog

    ResponderExcluir
  16. Adorei o passo a passo me ajudou muito.

    ResponderExcluir