Tipos de Traje

em 7 de março de 2013


Quando recebemos um convite que diz qual traje devemos usar para determinado evento, pode ser que bata aquela dúvida de qual seja a roupa mais adequada. Ou, até mesmo, se você está na dúvida de qual traje seus convidados deverão usar em seu grande dia. Para sanar as suas [e as minhas] dúvidas, preparei um guia para auxiliar em sua escolha tanto como convidado ou para o seu próprio casamento.

Traje Esporte

É o tipo de traje mais simples, e significa que os convidados devem ir mais à vontade, mas com moderação, claro. As mulheres podem usar saia e blusa, vestido ou até mesmo calça comprida. E é recomendado usar sapato baixo, embora não seja errado usar uma sandália de salto alto (exceto se a festa for no campo, por exemplo). Já os homens podem optar por uma calça de sarja com camisa ou pólo. Não precisam usar gravata ou paletó, mas é recomendável um pouco de formalidade, evitando o tênis, por exemplo.



Traje Passeio, Passeio Informal, Tenue de Ville ou Esporte Fino

É uma produção mais caprichada, mas sem exageros. As mulheres podem usar um terninho elegante, um pretinho básico ou um vestido mais sofisticado. Os tecidos mais apropriados são as sedas, microfibras, jérseis, linhos e algodão, sem muito brilho. Os sapatos devem ser altos. Já os homens podem usar um blazer com calça ou ainda terno e gravata.
Passeio Completo, Passeio Formal, Traje Social ou Social Completo

Para ocasiões mais chiques e sérias, que exigem uma produção mais elegante por parte dos convidados. Mulheres devem usar vestidos ou tailleurs de tecidos finos, como crepes, sedas, musselines e bordados. As bolsas devem ser de festa, pequenas. E os sapatos, sempre altos. Se o evento acontecer de noite, use cores escuras. Já se for de dia, de preferência às clores claras. A maquiagem pode ganhar destaque, com olhos e lábios mais escuros. Para os homens, terno e gravata completo.



Black-tie, Rigor, Habillé, Tênue de Soirée
Não tem como fugir: neste tipo de traje, os homens obrigatoriamente devem usar smoking. As mulheres, vestidos longos e bem sofisticados. É o tipo de traje apropriado para uma festa de casamento glamourosa, que acontece à noite. Maquiagem e cabelo devem estar impecáveis. Jóias, brilhos e bordados também são bem-vindos.

Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário