Tipos de Copo

em 28 de fevereiro de 2013

Muita gente pensa que copo é tudo igual. Mas não é bem assim, cada um serve para um tipo de bebida para que ela seja apreciada adequadamente. A noivinha que vai contratar um buffet, não precisará se preocupar com isso para o seu Grande Dia. Contudo, informação nunca é excesso!



1- Cerveja e chope - copo de tamanho alongado, conhecido como tulipa. Esse formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura. No páreo para melhor copo de cerveja estão as MUGS que são aquelas canecas de Chopp, geralmente armazenada no congelador, podendo ter vários tamanhos. Entre 350 e 370ml.

2- Bebidas quentes - como o irish coffee: a caneca é conhecida como coffee mug, toddy ou caneca para hot drinks. 450ml.

3- Espumante e champanhe - a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo. A flutê substituiu a antiga taça de champagne(semelhante à uma taça martini um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne. Entre 180 e 280ml.

4- Martinis e coquetéis gelados - a tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássicos. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 à 180 ml.

5- Espumante e champanhe - semelhante à taça flûte. Seu formato também mantém a efervescência por mais tempo.

6- Vodca e cachaça - tem o tamanho para uma dose. O copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida. Conhecida como shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras. De 35 a 60ml.

7- Vinho branco - a taça é menor do que a de vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.

8- Coquetel de frutas - a taça, bojuda, é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado, assim como bebidas tropicais e refrescantes. Ótima para decorações extravagantes. Conhecida como Hurricane. 450ml.

9- Vinho tinto - a taça tem corpo grande para realçar o sabor e o aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.

10 - Margarita - com haste fina e boca larga é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir esse drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal. Entre 350 e 500ml.

11- Coquetéis tropicais e refrescantes - a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.

12- Uísque - o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida. Nele também podem ser servidas caipirinhas e outros drinques. Temos o Old Fashioned (clássico copo para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para vários coquetéis, como o próprio old fashioned. Tem de 180 à 350ml.) e o On-the-Rocks(também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350ml).

13- Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes - o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda. Também conhecido como HighBall, entre 250 e 410ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário